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// Dúvidas Sobre Inventários e Controle de Estoque

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Como o serviço é realizado?

Os produtos a serem inventariados são subdivididos em setores, de acordo com o tipo de produto ou localização.

Um auditor faz a captura dos códigos de barras através de coletores com leitura a laser. No coletor de dados é informado o nº. do setor inventariado.

A seguir é feita, por um supervisor, uma contagem manual de cada setor. Os dados apurados pelo auditor e pelo conferente são confrontados e em ocorrência de divergência os setores são recontados.

Como garantir que nenhum produto foi ignorado durante a contagem?

Como mencionado no item anterior, são feitas duas contagens, por funcionários diferentes e conferência (batimento) dos dados apurados por ambos, com isso eliminamos os erros de contagem.

Nossos coletores também dispõem de programa de contagem com conferência. O programa permite que o auditor faça com o coletor de dados duas contagens (duas leituras) do mesmo setor e execute a conferência dos dados apurados. Se houver divergência entre a primeira e a segunda contagem o equipamento exibe os produtos com diferenças para correção.

E se for encontrado produto sem código de barras?

Todos os produtos sem códigos encontrados durante a contagem são separados.

É criado um setor para as peças sem código. Se houver possibilidade de localizar o código do produto, fixamos uma etiqueta manual e incluímos manualmente na contagem (o código é digitado no coletor). Entregamos uma relação destas peças para posterior emissão das etiquetas, ou então podemos providenciar a impressão das mesmas.

Se não for possível obter o código, o produto é relacionado com detalhes (artigo, modelo, tamanho, cor, quantidade, peso, descrição, especificação, etc.) e entregamos a relação destes produtos no relatório final da contagem.

Meu estoque é todo organizado por endereço. Como garantir que o produto seja contado na localização certa?

Nosso aplicativo possibilita a conferência do endereço onde o produto está sendo inventariado. Caso o produto não esteja armazenado no local correto, um bip de erro é disparado avisando o auditor que o produto está em local divergente e informa qual é a localização certa.

Na minha Loja existem muitas etiquetas com problemas de leitura. Como garantir que os códigos serão lidos corretamente?

Os coletores de dados são previamente preparados com o banco de dados do cliente. Durante a leitura das etiquetas, o programa do coletor verifica a existência do produto no banco de dados e valida a etiqueta capturada.

Em caso de erros de leituras estes produtos são separados em um novo setor, incluídos manualmente (digitados no coletor). Entregamos uma relação destas peças para posterior emissão das etiquetas, ou então podemos providenciar a impressão das mesmas.

Quais são os pré-requisitos para a realização do inventário informatizado?

Os produtos precisam estar identificados com códigos de barras. Dispomos também de serviços de etiquetagem, impressão e fixação de etiqueta de barras, cadastramento de produtos, entre outros.

O ideal é que o cliente utilize algum sistema informatizado para controle de estoques. Se o cliente não dispuser de um sistema de gestão, somos parceiros de várias empresas desenvolvedoras de software de automação e poderemos indicar a solução mais adequada ao seu negócio (micro, pequeno, médio ou grande porte).

Minha empresa possui sistema automatizado, só que meus produtos estão identificados com códigos escritos em caracteres normais e não em barras, como fazer?

Uma vez que o cliente possua um sistema informatizado para gerenciar o seu negócio e que os produtos já estejam cadastrados neste sistema, oferecemos, além do inventário, serviço de impressão (no layout que o cliente desejar) e substituição destas etiquetas por etiquetas de barras. Não é adequado utilização de códigos manuais, pois estes aumentam a margem de erros durante a digitação do código, o ideal é utilização do padrão de barras cuja leitura é feita automaticamente.

Quanto tempo dura o trabalho de inventário?

O tempo de duração do trabalho depende de vários fatores: tipo do produto, condições de armazenamento, qualidade da impressão das etiquetas de barras, espaço físico do estoque, entre outros. Mediante visita técnica, podemos apresentar uma estimativa de horas de acordo com o perfil do cliente.

O inventário pode ser feito com a Loja aberta?

Nossa empresa não faz inventário com Loja aberta, pois isso possibilita erros de contagem.

Entretanto não é preciso fechar a Loja para o inventário.

Para que não haja prejuízos para o cliente, iniciamos antecipadamente os trabalhos com tempo suficiente para concluir a contagem da área de venda, antes da abertura da Loja.

Após conclusão da contagem da área de vendas, iniciamos a contagem do estoque que pode ser contado com a Loja em movimentação. Se houver necessidade de retirada de produtos do estoque durante a contagem, um supervisor fará o controle.

Como será apresentado o resultado do inventário?

O arquivo contendo dados da contagem (código do produto e quantidade) é enviado em arquivo texto ou planilha do Excel.

Formatamos no layout que o cliente desejar, de acordo com o sistema utilizado (sistemas AtmaLoja, Loja Fácil, Vitrine,Totvs, Microsiga, Linx, Girassol,Quadrant,Colibri Store, Gestor, Microvix, Venda Fácil, Administrador, AutoPet, SAP, Verup, Presence, Elbrus, Millenium, RetailPro, Tampo,Quadrant, Microsiga, Linx, Presence, Loja Fácil, Girassol, Colibri Store, ATMALoja, Venda Fácil, Vitrine Administrador, SevenShop, entre outros).

Além do arquivo de inventário, apresentamos um relatório da contagem do setores, onde os produtos são discriminados por código, descrição e quantidade e o Relatório do Inventáriio onde são apresentadas as informações do inventário (hora de inicio/término dos trabalhos, qde. de peças apuradas, quantidade de peças sem etiqueta, condições gerais da Loja e dos produtos, considerações gerais, problemas identificados, etc.).

Caso o cliente necessite geramos o relatório de peças esperadas em estoque x quantidade de peças inventariadas.

Qual é o preço deste serviço?

O preço é estipulado mediante projeto e se será ou não contratado outros serviços (impressão ou fixação de etiquetas, organização de estoques, cadastramento de produtos, etc.).

O tipo de produto também interefe no preço, que é calculado mediante a produtividade que o produto oferece.

Temos uma tabela progressiva de descontos, quanto maior a quantidade de produtos inventariados por Loja, menor o preço por peça contada.

Há também uma tabela especial para contratação anual (inventários mensais, bimestrais ou trimestrais).

O que é coletor?

O coletor de dados é um equipamento portátil que faz a leitura de códigos de barras e armazena os dados lidos em uma memória interna.

É fácil operar o coletor?

Nossos coletores possuem softwares específicos, elaborados para facilitar o uso por qualquer pessoa. É muito fácil de utilizar.

Não quero contratar o serviço de inventário, posso alugar os coletores?

Sim. Locamos coletores para inventário, feiras e eventos. Fazemos locações diárias, semanais, mensais e anuais, conforme necessidade do cliente. O treinamento para operação do equipamento é dado na Sede da empresa e em poucos minutos é concluído.

Como funciona a locação?

O período de locação mínimo é de 24 horas (01 diária). A diária se inicia às 13:00 horas do dia da retirada até as 13:00 do dia posterior.

Para os finais de semana é cobrada apenas uma diária (com preço diferenciado) correspondendo ao período das 13:00 horas da sexta-feira até às 13:00 horas de segunda-feira.

Quero alugar o coletor, mas não tenho conhecimentos de como organizar o inventário, como fazer?

Dispomos de um serviço de locação com acompanhamento. O cliente faz a locação e contrata o acompanhamento de um consultor.

O serviço consiste em orientar o cliente em:

  • Preparo da Loja para o inventário.
  • Como operar os coletores.
  • Como organizar as tarefas durante o inventário.
  • Como fazer conferência para reduzir erros e garantir que todos os produtos sejam contados.
  • Como instalar o programa de interface do coletor no computador.
  • Como descarregar os dados apurados no computador.
  • Como conferir os dados apurados (contagem da Loja)
  • O consultor poderá a critério do cliente, acompanhar toda a contagem ou parte dela, ou só mesmo dar as instruções essenciais no local.
Meu estoque não bate, não consigo diminuir as diferenças. O que fazer?

Para empresas com alto índice de diferenças em estoque, o recomendável é que se faça inventário mensal e análise das diferenças encontradas. Oferecemos serviço para realização de inventários periódicos com análise de resultados e plano de prevenção à perdas.

"Adquiri uma Loja nova, com estoque totalmente desorganizado e bagunçado. Vocês tem equipe para “arrumação” de estoque?”

Temos projetos para organização e “arrumação de estoque”. Poderá ser contratado, reembalagem dos produtos, organização em prateleiras, emissão e fixação (colagem ou com fixpin) de etiquetas de barras, setorização do estoque, sinalização do estoque, etc.

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